quarta-feira, 13 de abril de 2016

CONFLITOS NAS EMPRESAS

TRADICIONAL: Tem consequências negativas e devem ser evitados.
RELAÇÕES HUMANAS: Conflito é natural (começa a ser aceito).

NATUREZA DO CONFLITO:
  • CONFLITO FUNCIONAL OU CONSTRUTIVO: Apoia os objetivos do grupo e melhora o seu desempenho;
  • CONFLITO DISFUNCIONAL OU DESTRUTIVO: Atrapalha o desempenho do grupo.
Conflitos destrutivos geram desavenças e desprezo pelas necessidades de negociação. Já os conflitos construtivos ajudam a abrir discussões sobre uma questão, contribuindo para o desenvolvimento.

5 MANEIRAS DE LIDAR COM CONFLITOS NA SUA EMPRESA

1. Seja empático
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos.

2. Ouça os dois lados
Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão.

3. Tenha uma postura racional
Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.

4. Estimule o diálogo
Procure fazer com que as partes apresentem seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que as informações dos dois lados possam ser aproveitadas em uma proposta intermediária.

5. Não se omita
Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Se depois de tudo isso o impasse persistir, decida você. Às vezes, é preciso tomar partido de uma das posições e encerrar o problema, deixando claro quais os critérios levados em consideração para decidir.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-maneiras-de-lidar-com-conflitos-na-sua-empresa

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