ATENDIMENTO AO CLIENTE
O QUE PRECISAMOS SABER PARA UM BOM
ATENDIMENTO EM GERAL:
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Organização
e conhecimento sobre a instituição;
·
Saber
acolher, orientar, informar, encaminhar e prestar informação de carácter geral;
·
Interesse,
segurança e clareza no atendimento;
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Compreender
as necessidades do cidadão/cliente;
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Despedida
com cortesia e agrado.
O que não devemos fazer:
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Apatia
– sensação de quem está “desligado” do que está a fazer
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Dispensa
– qualquer atitude, mesmo que diligente, para se ver livre do cidadão
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Frieza
– O cidadão é tratado como mais um que só vem dar trabalho
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Condescendência
– tratamento paternalista como se o cidadão não percebesse nada do assunto
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Automatismo
– “Obrigado tenha um bom dia – PRÓXIMO”, tipo cassete despersonalizada
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Livros
de Regras – Cumprir manuais ou regulamentos não pode ser cegamente obrigatório
retirando a autonomia de bom senso aos funcionários
·
Jogo
de “empurra” – Desculpe, mas não é aqui. O cidadão dá voltas sem que ninguém
lhe resolva a situação.
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